O consumidor permanece com humor negativo neste mês. É o que revelou há
pouco a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar o Índice de Confiança
do Consumidor (ICC), que mostrou queda de 2,0% em março ante mês
anterior, após cair 1,4% em fevereiro contra janeiro, na série com
ajuste sazonal.
Com o resultado, o desempenho do indicador, que é calculado dentro de
uma escala de pontuação de até 200 pontos (sendo que, quando mais
próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), foi de 116,2
pontos em fevereiro para 113,9 pontos em março, o menor nível desde
março de 2010 (111,6 pontos).
O ICC é dividido em dois indicadores. O Índice de Situação Atual
(ISA) mostrou queda de 3,4% este mês após mostrar queda de 2,3% em
fevereiro. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,5% em março após
apresentar queda de 0,8% em fevereiro.
"A comparação dos níveis deste
indicadores com as respectivas médias históricas1 mostra que o
consumidor brasileiro encontra-se hoje pouco satisfeito com a situação
atual e neutro (nem otimista nem pessimista) em relação ao futuro
próximo", informou a FGV em comunicado oficial.
Ainda segundo a fundação, o ICC caiu 7,0% em março na comparação com
igual mês em 2012. No mês passado, o indicador nesta comparação havia
caído de forma menos intensa, tendo registrado queda de 3,0% ante
fevereiro de 2011.
O levantamento abrange amostra de mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1º. e 20 de março.
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