Entre as 13 prioridades de consumo para
2013, a reforma da casa fica na liderança para 23% dos brasileiros. A
pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), junto com a Ipsos, revela que essa é a prioridade, principalmente, para as classes sociais AB e C.
Um quarto dos pertencentes das classes AB e 23% dos da classe C
responderam que priorizam a reforma do imóvel. Já as classes DE dão
preferência para a aquisição de eletrodomésticos. Em relação ao ano de
2012, a reforma da casa também estava na liderança, porém, com 28% da
preferência.
Para o economista da Federação, Christian Travassos, o IPI (Imposto
sobre Produto Industrializado) reduzido para material de construção
colabora para manter a reforma como prioridade mais citada. Além disso,
“há novas linhas de financiamento no mercado para aquisição de material
de construção”, explica.
IPI
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.
Confira abaixo quais foram as preferências dos brasileiros:
Prioridades de Consumo para 2013 |
||||||||
Tipo de consumo |
Ano de 2013 |
Ano de 2012 |
||||||
Total (%) |
AB (%) |
C (%) |
DE (%) |
Total (%) |
AB (%) |
C (%) |
DE (%) |
|
Reforma da casa |
23 |
25 |
23 |
19 |
28 |
24 |
28 |
31 |
Vestuário |
17 |
21 |
17 |
12 |
17 |
16 |
20 |
9 |
Eletrodomésticos |
16 |
15 |
13 |
27 |
17 |
10 |
17 |
25 |
Carro |
14 |
18 |
15 |
7 |
11 |
22 |
10 |
1 |
Eletroeletrônico |
12 |
11 |
13 |
8 |
10 |
9 |
12 |
7 |
Imóvel |
11 |
11 |
11 |
10 |
11 |
17 |
10 |
6 |
Nenhuma |
2 |
2 |
1 |
1 |
3 |
1 |
2 |
6 |
Educação |
1 |
2 |
1 |
1 |
1 |
2 |
1 |
0 |
Móveis |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
0 |
2 |
1 |
Motocicleta |
1 |
1 |
0 |
2 |
1 |
1 |
1 |
1 |
Construção da casa |
1 |
0 |
1 |
0 |
1 |
1 |
0 |
1 |
Abrir negócio próprio |
1 |
0 |
1 |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
Alimentação |
0 |
0 |
0 |
2 |
1 |
0 |
1 |
2 |
Viajar |
0 |
1 |
0 |
0 |
1 |
2 |
0 |
0 |
Não sabe/Não respondeu |
23 |
20 |
23 |
31 |
19 |
17 |
17 |
24 |
Fonte: Fecomércio-RJ/Ipsos
|
Fatores
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário