quinta-feira, 21 de março de 2013

Reformar a casa é prioridade para os consumidores brasileiros

Entre as 13 prioridades de consumo para 2013, a reforma da casa fica na liderança para 23% dos brasileiros. A pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), junto com a Ipsos, revela que essa é a prioridade, principalmente, para as classes sociais AB e C.
Um quarto dos pertencentes das classes AB e 23% dos da classe C responderam que priorizam a reforma do imóvel. Já as classes DE dão preferência para a aquisição de eletrodomésticos. Em relação ao ano de 2012, a reforma da casa também estava na liderança, porém, com 28% da preferência.
Para o economista da Federação, Christian Travassos, o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido para material de construção colabora para manter a reforma como prioridade mais citada. Além disso, “há novas linhas de financiamento no mercado para aquisição de material de construção”, explica.
IPI
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.
Confira abaixo quais foram as preferências dos brasileiros:
Prioridades de Consumo para 2013
Tipo de consumo
Ano de 2013
Ano de 2012
Total (%)
AB (%)
C (%)
DE (%)
Total (%)
AB (%)
C (%)
DE (%)
Reforma da casa
23
25
23
19
28
24
28
31
Vestuário
17
21
17
12
17
16
20
9
Eletrodomésticos
16
15
13
27
17
10
17
25
Carro
14
18
15
7
11
22
10
1
Eletroeletrônico
12
11
13
8
10
9
12
7
Imóvel
11
11
11
10
11
17
10
6
Nenhuma
2
2
1
1
3
1
2
6
Educação
1
2
1
1
1
2
1
0
Móveis
1
1
1
1
1
0
2
1
Motocicleta
1
1
0
2
1
1
1
1
Construção da casa
1
0
1
0
1
1
0
1
Abrir negócio próprio
1
0
1
1
0
0
0
0
Alimentação
0
0
0
2
1
0
1
2
Viajar
0
1
0
0
1
2
0
0
Não sabe/Não respondeu
23
20
23
31
19
17
17
24
Fonte: Fecomércio-RJ/Ipsos
Fatores
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.

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