sábado, 23 de março de 2013

Pesos pesados


Olho vivo na embalagem dos produtos!Nas prateleiras dos supermercados, diversos produtos estão à disposição do consumidor. Embalagens coloridas, chamativas, promocionais, brindes, vale tudo para chamar a atenção de quem decide pela compra. Mesmo sem ser percebido, o Inmetro está aí.
85% dos produtos consumidos são classificados como produtos pré-medidos ou pré-embalados, isto é, produtos que foram embalados e medidos sem a presença do consumidor e se encontram em condições de comercialização.
O Inmetro atua para prover a confiança nas relações de consumo, de modo a tornar acessível a informação sobre o peso ou tamanho do produto que está na prateleira, embalado e pronto para ser colocado no carrinho de compras.
Mas você também faz parte deste processo. Ao comprar um produto pré-medido observe seu rótulo ou etiqueta. Lá deve estar impressa, de forma clara e legível, a sua quantidade. E nada de informações escondidas ou de difícil leitura: essas informações devem constar na vista principal e em cor que contraste com o fundo da embalagem.
Não se deixe levar por indicações do tipo “tamanho família” (até porque existem famílias de todos os tamanhos!), pois embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes do produto. Verifique a indicação em cada embalagem, já que ela é obrigatória, mesmo que os produtos sejam oferecidos em pacotes ou “packs”. Faça as contas e veja se o valor cobrado realmente é vantajoso. Nem sempre “pague dois e leve três” faz com que se economize. Esteja atento à quantidade do produto ofertado.
Mesmo produtos em conserva devem indicar, na sua embalagem, a quantidade do produto principal sem considerar a parte líquida, isto é, a indicação quantitativa deve ser do produto drenado. Brindes de natureza diferente do produto comercializado podem ser incluídos nas embalagens, desde que o peso declarado antes da inclusão do brinde permaneça inalterado.
Com a Páscoa se aproximando, essa atenção deve ser redobrada. Embalagens grandes e espalhafatosas chamam a atenção, mas verifique se você não está pagando mais por menos chocolate. No caso específico dos ovos de Páscoa, é comum a inclusão de brinquedos, o que torna a escolha ainda mais cuidadosa.
Verifique se a embalagem do ovo contém os dizeres: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”, a frase indica que o brinquedo possui o selo da conformidade do Inmetro. Lembre-se: o selo refere-se somente ao brinquedo, nunca ao ovo de chocolate.
A faixa etária do brinquedo deve ser adequada à da criança que receberá o presente, por isso seja cuidadoso na escolha. O cuidado permanece também com as embalagens, que
podem ser tão perigosas quanto um produto inadequado. Tiras, barbantes, grampos, sacos plásticos, cordões ou arames, normalmente usados em embalagens, podem causar acidentes. Olho vivo nas informações da embalagem, por que informação é fundamental: vale o quanto pesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário