Um grande número de empresas ainda não
entendeu a importância de oferecer aos seus clientes um bom serviço de
pós-venda. Muitas não percebem que aí está uma excelente forma de manter
um vínculo mais próximo entre o cliente e a empresa, construindo uma
relação de fidelidade por parte do consumidor.
Problemas como: defeitos em produtos que
não são corrigidos, dificuldade para trocar mercadorias, serviços de
atendimento ao consumidor deficiente, falta de assistência técnica e
atrasos na entrega de produtos têm sido cada vez mais recorrentes no
ranking de reclamações. A ineficiência nesses serviços – que integram a
lista do que se chama “pós-venda”- evidencia a necessidade das empresas
investirem em soluções fáceis, rápidas e eficientes para o consumidor
depois que ele leva o produto ou o serviço para casa.
Diante desse cenário, as entidades que
trabalham para proteção, defesa e orientação aos consumidores têm
investido em ações que possam impulsionar a melhoria desses serviços. O
prêmio da Revista Consumidor Teste, em parceria com o Instituto Nacional
de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC) é um exemplo entre muitas
ações nesse sentido. Trata-se de uma premiação que reconhece e dá
visibilidade às organizações que buscam o amadurecimento no respeito ao
consumidor, induzindo a ampliação do universo de empreendedores que
adotam e aprofundam boas práticas nas relações de consumo e em
sustentabilidade.
Assim, as empresas que demonstram ações
que tornam as relações de consumo mais justas e que possuem práticas
sustentáveis, grantindo a preservação do meio ambiente passam a integrar
a lista do “Top Consumidor” recebendo um selo de identificação.
Em 2012, 40 empresas receberam esse
prêmio e, ao longo de sete edições, mais de 70 diferentes empresas de
diversos portes e segmentos econômicos obtiveram o selo “Top consumidor
– Excelência nas Relações de Consumo e Respeito ao Meio Ambiente”.
Essa identificação pode ser mais um
indicativo de que determinada empresa possui um bom atendimento
tronando-se um instrumento para subsidiar as escolhas dos consumidores
na hora da compra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário