sábado, 23 de março de 2013

Pós-venda: problema para muitos consumidores

Um grande número de empresas ainda não entendeu a importância de oferecer aos seus clientes um bom serviço de pós-venda. Muitas não percebem que aí está uma excelente forma de manter um vínculo mais próximo entre o cliente e a empresa,  construindo uma relação de  fidelidade por parte do consumidor.
Problemas como: defeitos em produtos que não são corrigidos, dificuldade para trocar mercadorias, serviços de atendimento ao consumidor deficiente, falta de assistência técnica e atrasos na entrega de produtos têm sido cada vez mais recorrentes no ranking de reclamações. A ineficiência nesses serviços – que integram a lista do que se chama “pós-venda”- evidencia a necessidade das empresas investirem em soluções fáceis, rápidas e eficientes para o consumidor depois que ele leva o produto ou o serviço para casa.
Diante desse cenário, as entidades que trabalham para proteção, defesa e orientação aos consumidores têm investido em ações que possam impulsionar a melhoria desses serviços. O prêmio da Revista Consumidor Teste, em parceria com o Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (INEC) é um exemplo entre muitas ações nesse sentido. Trata-se de uma premiação que reconhece e dá visibilidade às organizações que buscam o amadurecimento no respeito ao consumidor, induzindo a ampliação do universo de empreendedores que adotam e aprofundam boas práticas nas relações de consumo e em sustentabilidade.
Assim, as empresas que demonstram ações  que tornam as relações de consumo mais justas e  que possuem práticas sustentáveis, grantindo a preservação do meio ambiente passam a integrar a lista do “Top Consumidor” recebendo um selo de identificação.
Em 2012, 40 empresas receberam esse prêmio e, ao longo de sete edições, mais de 70 diferentes empresas de diversos portes e segmentos econômicos obtiveram o selo  “Top consumidor – Excelência nas Relações de Consumo e Respeito ao Meio Ambiente”.
Essa identificação pode ser mais um indicativo de que determinada empresa possui um bom atendimento tronando-se um instrumento para subsidiar as escolhas dos consumidores na hora da compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário