O Procon-SP divulga periodicamente a lista das empresas mais
reclamadas do seu cadastro. E, como é frequente, os bancos ocupam o
topo da lista negra do consumidor. A BV Financeira lidera o ranking de
não atendimento de reclamações dos consumidores. Em quarto, quinto e
sétimo lugares estão respectivamente Bradesco, Itaú e Santander.
As
operadoras de telefonia também garantem seu lugar de costume, com a Oi
na sexta posição, Claro e Vivo em nono e décimo lugares. Veja abaixo o
ranking das “dez menos” para o consumidor e a porcentagem de
solicitações não atendidas.
BV - 91%
Carrefour - 63%
Eletropaulo - 62%
Bradesco - 60%
Itaú - 58%
Oi - 51%
Santander - 47%
B2W (Americanas.com/ Submarino/ Shoptime/ Sou Barato )- 29%
Claro - 21%
Vivo - 16%
Carrefour - 63%
Eletropaulo - 62%
Bradesco - 60%
Itaú - 58%
Oi - 51%
Santander - 47%
B2W (Americanas.com/ Submarino/ Shoptime/ Sou Barato )- 29%
Claro - 21%
Vivo - 16%
Apesar
disso, segundo reportagem do UOL, a metodologia desses rankings é
contestada por especialistas. As listas divulgadas pelo Procon de São
Paulo, assim como outras instituições de defesa do consumidor,
consideram o número absoluto de reclamações feitas pelos clientes.
O
certo seria levar em conta a proporção de reclamações em relação ao
total de clientes. Uma empresa "A", com 100 mil clientes que tenha 26
mil reclamações, é considerada pior pelo Procon do que uma companhia
"B", que tenha 50 mil clientes e 25 mil reclamações (26 mil casos
absolutos são mais do que 25 mil).
Mas, na proporção, a empresa
"B" é que é a pior, pois tem problemas com 50% de seus clientes,
enquanto a empresa "A" afetou 26% de seus consumidores. Para
especialistas, a metodologia do Procon cria distorções. "Como ranking,
os dados perdem o sentido", diz o economista Samy Dana, professor da
FGV. Ele considera, no entanto, que o ranking serve para mostrar ações
de empresas que acabam tendo impacto ruim na sociedade.
Não
existem planos de mudança na metogologia, segundo o Procon. O
diretor-executivo, Paulo Arthur Góes, diz que existe dificuldade em se
saber o número de clientes de cada empresa. "O primeiro obstáculo para
se fazer uma relativização é que não temos governança sobre os dados das
empresas."
De qualquer forma, no índice de empresas mais reclamadas no ano de 2012, é perceptível que as empresas se repetem:
1º Itaú
2º Claro
3º Bradesco
4º Vivo
5º B2W
6º Banco BV
7º Carrefour
8º Oi
9º Eletropaulo
10º Santander
2º Claro
3º Bradesco
4º Vivo
5º B2W
6º Banco BV
7º Carrefour
8º Oi
9º Eletropaulo
10º Santander
Fonte: UOL
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