segunda-feira, 18 de março de 2013

Lista das empresas mais reclamadas mantém bancos no topo

O Procon-SP divulga periodicamente a lista das empresas mais reclamadas do seu cadastro. E, como é frequente, os bancos ocupam  o topo da lista negra do consumidor. A BV Financeira lidera o ranking de não atendimento de reclamações dos consumidores. Em quarto, quinto e sétimo lugares estão respectivamente Bradesco, Itaú e Santander.
As operadoras de telefonia também garantem seu lugar de costume, com a Oi na sexta posição, Claro e Vivo em nono e décimo lugares. Veja abaixo o ranking das “dez menos” para o consumidor e a porcentagem de solicitações não atendidas.
BV - 91%
Carrefour - 63%
Eletropaulo - 62%
Bradesco - 60%
Itaú - 58%
Oi - 51%
Santander - 47%
B2W (Americanas.com/ Submarino/ Shoptime/ Sou Barato )- 29%
Claro - 21%
Vivo - 16%
Apesar disso, segundo reportagem do UOL, a metodologia desses rankings é contestada por especialistas. As listas divulgadas pelo Procon de São Paulo, assim como outras instituições de defesa do consumidor, consideram o número absoluto de reclamações feitas pelos clientes.
O certo seria levar em conta a proporção de reclamações em relação ao total de clientes. Uma empresa "A", com 100 mil clientes que tenha  26 mil reclamações, é considerada pior pelo Procon do que uma companhia "B", que tenha 50 mil clientes e 25 mil reclamações (26 mil casos absolutos são mais do que 25 mil).
Mas, na proporção, a empresa "B" é que é a pior, pois tem problemas com 50% de seus clientes, enquanto a empresa "A" afetou 26% de seus consumidores. Para especialistas, a metodologia do Procon cria distorções. "Como ranking, os dados perdem o sentido", diz o economista Samy Dana, professor da FGV. Ele considera, no entanto, que o ranking serve para mostrar ações de empresas que acabam tendo impacto ruim na sociedade.
Não existem planos de mudança na metogologia, segundo o Procon. O diretor-executivo, Paulo Arthur Góes, diz que existe dificuldade em se saber o número de clientes de cada empresa. "O primeiro obstáculo para se fazer uma relativização é que não temos governança sobre os dados das empresas."
De qualquer forma, no índice de empresas mais reclamadas no ano de 2012, é perceptível que as empresas se repetem:
1º Itaú
2º Claro    
3º Bradesco    
4º Vivo    
5º B2W   
6º Banco BV    
7º Carrefour    
8º Oi    
9º Eletropaulo    
10º Santander
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário