terça-feira, 19 de março de 2013

Saiba como identificar os lotes do suco AdeS que foram suspensos e comprar o produto com segurança


Os lotes proibidos trazem na embalagem as iniciais AG
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo dos sucos de soja Ades, da Unilever, envasados numa das 11 linhas de produção da unidade da empresa em Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde a bebida é produzida. Os lotes proibidos trazem na embalagem as iniciais AG e saíram da linha TBA3G. A resolução foi publicada, nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.
Em nota (publicada na íntegra abaixo), a Unilever diz que a linha foi desativada e que não distribui nenhum produto da TBA3G desde a quarta-feira passada. A empresa afirma também que está retirando do mercado o lote proibido, como a Anvisa determinou.
Na semana passada, a fabricante da bebida anunciou o recall de 96 caixas do AdeS Maçã de 1,5l. Uma falha resultou no envase de embalagens com solução de limpeza. Depois, a Anvisa detectou que o conteúdo das embalagens era composto apenas de soda cáustica. Segundo a Unilever, até esta segunda-feira, 14 consumidores haviam entrado em contado com a empresa para relatar problemas com a bebida.
Ainda nesta segunda-feira, estava programada uma inspeção sanitária na fábrica para verificar as condições de produção do alimento e se a falha foi solucionada. Caso seja provado que o problema foi resolvido e que não atingiu outros lotes com as iniciais AG, eles poderão ser liberados para consumo. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça convocou a Unilever para uma audiência nesta terça-feira, com a presença da Anvisa.
 
 
Leia o comunicado da Unilever na íntegra:
“Na data de hoje (18 de março de 2013), a Anvisa publicou a Resolução RE 1005, em que decidiu de forma preventiva suspender a produção de novas unidades de AdeS na linha TBA3G, uma das 11 linhas de fabricação de AdeS. A Anvisa também suspendeu a distribuição, comercialização e consumo de todos os lotes fabricados nesta... linha TBA3G, identificados com as iniciais AG.
 
A Unilever informa que:
 
1. o problema de qualidade, já informado ao público em 13.3.13, limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litros, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre;
2. desde o dia 13 de março de 2013, nenhum produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído ao mercado. A linha encontra-se inativa;
3. já identificou a causa do problema de qualidade e implementou as medidas corretivas correspondentes;
4. já iniciou o cumprimento das determinações da Anvisa publicadas no dia de hoje, incluindo a retirada do mercado das unidades produzidas na linha TBA3G;
5. está colaborando com a Anvisa com o fornecimento de todas as informações necessárias para a revogação da interdição cautelar que possibilitará o retorno da fabricação na linha TBA3G, bem como a liberação para a distribuição, comercialização e consumo dos lotes de AdeS com iniciais AG (exceto AGB25);
6. todos os demais produtos AdeS não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo.
Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultará em uma rápida solução para o benefício do consumidor. Unilever Brasil”

Nenhum comentário:

Postar um comentário